Sustentabilidade Ambiental

Design e Cidades Sustentáveis

As discussões sobre o papel do design e a repercussão da sua prática ganham, cada vez mais, força no ambiente acadêmico com pesquisas que investigam impactos do design, principalmente como agente de transformação na configuração de ambientes sustentáveis. As cidades com seus adensamentos populacionais e complexos desafios tem chamado a atenção de pesquisadores que buscam compreender questões como a mobilidade, o destino do lixo, o uso adequado das aguas, a geração de energia, consumo, governança, diversidade cultural, segurança, dentre tantas outras. Questões que remetem a sistemas conectados, modos de convivência e comportamento das pessoas nos espaços urbanos são aquelas mais intrigantes, e vem permeando estudos em diversas áreas do conhecimento como provocações para pesquisadores e profissionais que atuam tanto na configuração como na gestão desses ambientes. A mesa Design e Cidades Sustentáveis é uma oportunidade de discutir a temática, a partir da abordagem humanista, compartilhando com designers (pesquisadores e profissionais) os diversos olhares e ao mesmo tempo dialogando com outros agentes que protagonizam a cena urbana.

  • Professor Adjunto do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco, membro do colegiado do Bacharelado em Design e do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal de Pernambuco.

    Mediador

    Hans Waecther

  • Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPE (1981) e co-fundador da TGI Consultoria em Gestão e do INTG - Instituto da Gestão. Co-autor de diversos livros sobre gestão organizacional e de cidades.
    Participou da criação da Algomais - A Revista de Pernambuco; do Observatório do Recife; e do Movimento Olhe Pelo Recife - Cidadania a Pé. Além de consultor e articulista, é também ativista da mobilidade a pé na cidade do Recife. 

    Debatedor

    Francisco Cunha

  • Formado em engenharia mecânica pela Universidade Federal da Paraíba, com mestrado em administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Consultor de gestão pública, já foi secretário municipal de Infraestrutura e secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, além de ter comandado a Secretaria de Defesa Social do Estado. Atualmente à frente da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, foi responsável pela inversão de prioridades ocorrida nos últimos quatro anos com atenção especial aos pedestres, transporte coletivo e modais alternativos.

    Debatedor

    João Braga

  • Arquiteto e urbanista, PhD pela Architectural Association School of Architecture (AA School/London), Professor Associado da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Urbano (MDU). Elaborou projetos e estudos na área de arquitetura e urbanismo, com ênfase em planejamento e projeto do espaço urbano. Premiado na 10ª Bienal Pan-americana de Arquitetura, categoria Desenho Urbano/Conjunto de Obras; e na 3ª Bienal Internacional de Arquitetura do Brasil, na categoria Intervenção Urbana.

    Debatedor

    Zeca Brandão

CONTATO

Rua Benfica, 157 - Madalena

Recife, PE - 50720-001

​​

Tel: (81) 3089.9065

sdsrecife2019@gmail.com

www.oimaginario.com.br

  • WhatsApp
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone Instagram

Nome *

Email *

Assunto

Menssagem

REALIZAÇÃO
Patrocínio
Parcerias
Apoio